quarta-feira, 21 de maio de 2008

Chicote, chapéu e aventuras: tudo está de volta em 'Indiana Jones 4'

RIO - - Ele está certamente mais velho e talvez mais sábio – a declaração é do ator Harrison Ford sobre Indiana Jones, personagem que ele começou a interpretar há 27 anos atrás, quando chegou aos cinemas o filme “Indiana Jones e Os caçadores da Arca Perdida”, o primeiro da série. A frase do ator corresponde bem a impressão que se tem de Indy ao assistir a terceira seqüência da franquia, batizada de “Indiana Jones e a Caveira de Cristal”, com estréia programada para a próxima quinta-feira, dia 22. Seguindo a tendência dos filmes anteriores, a nova trama é marcada por mistérios, seqüências de ação filmadas com extrema precisão por Steven Spielberg, muita aventura, além de misturar fatos históricos reais com elementos de ficção. Desta vez, a aventura se passa em 1957, auge da Guerra Fria, conflito entre Estados Unidos e União Soviética ocorrido entre 1945 e 1990. Por conta desta tendência, não por acaso extraterrestres são apresentados no filme durante este ano, na cidade de Roswell, no estado norte-americano do Novo México. Segundo diversos relatos publicados anteriormente seres de outros planetas teriam de fato aportado neste local neste mesmo ano.

Neste primeiro momento do filme, que foi filmado realmente no estado do Novo México, o arquéologo Henry Jones Junior (o nome verdadeiro de Indy), tem o primeiro encontro com agentes da KGB, extinta unidade de inteligência do governo russo, liderados pela maquiavélica Irina Spalko, interpretada pela bela Cate Blanchett. Segundo produtores do longa, o visual 'femme fatale' da vilã foi inspirado na atriz hollywoodiana Marlene Dietrich, musa do cinema nos anos 30. Os soldados russos foram vestidos com uniformes militares genuínos encontrados por sorte pela figurinista do filme.

Indy depois conhece o jovem Mutt Willians que o informa que sua mãe, ex-namorada do aventureiro e um outro amigo de Indy, foram seqüestrados enquanto faziam uma expedição no Peru, em busca da caveira de cristal do título do filme. Mutt é interpretado pelo Shia LaBeouf, um ator novato com potencial que já mostrou bons trabalhos em filmes como “Paranóia” e “Transformers”. O visual “bad boy” do ator, que anda de moto e veste jaqueta de couro, foi inspirado no personagem de Marlon Brando no clássico o filme “O Selvagem”.

A partir daí,os dois partem para o Peru onde acontece o desfecho final, uma grande aventura que inclui seqüências de queda livre em uma cachoeira, filmadas em Foz do Iguaçu, uma eletrizante lutas de espadas em cima de dois capôs de carros em movimento até mesmo um “momento Tarzan” quando o Shia LeBeouf se move balançando em cipós. Indy reencontra Marion Ravenwood, mãe de Mutt, e descobre o grande amor de sua vida, outra características dos filme de Indiana Jones: mesmo no meio de perseguições implacáveis, sempre há espaço para o herói da série ter momentos românticos. A atriz Karen Allen, interpreta novamente a personagem, que aparece pela primeira vez em “Os Caçadores da Arca Perdida”.

O personagem criado por George Lucas, que assina a produção executiva deste novo filme, é diferente de todos os outros filmes de aventura e segundo arqueólogos, ajudou este meio acadêmico, especializado em escavar ruínas, mais popular entre o grande público.

Fonte: JB ONLINE

Nenhum comentário:

AVISO

Blog melhor visualizado em: 1024x768

ENCONTRE O QUE PROCURA NO BLOG!