domingo, 4 de maio de 2008

Ciclone desaloja 25 mil no Sul

O ciclone extratropical que atinge a região Sul do país já deixou mais de 25.000 pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre os maiores estragos provocados pelo fenômeno. Cerca de 1.600 desabrigados foram encaminhadas a abrigos municipais. Chuvas e ventos fortes – de até 100 quilômetros por hora castigam a região desde sexta-feira. Entre o sábado e o domingo, mais de 350.000 pessoas ficaram sem energia elétrica, e duas pessoas morreram.

De acordo com a Defesa Civil gaúcha, entre os desalojados, a maioria – 20.000 – mora na região metropolitana de Porto Alegre. Outros 1.500 habitam a própria capital, e 1.000 estão no litoral. Só na região metropolitana, mais de 1.000 pessoas perderam suas casas. Guaíba, na Grande Porto Alegre, é uma das cidades mais atingidas pelo ciclone.

A Defesa Civil da capital forneceu colchões e cestas básicas às vítimas. Conforme relatou o órgão, os bairros mais afetados na zona sul são Restinga, Belém Novo, Belém Velho, Ponta Grossa e Lami, enquanto o Sarandi e o Porto Seco são as áreas com mais problemas na zona norte.

Um pouco mais ao norte de Porto Alegre, no litoral, os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Caraá e Itati, avisaram que podem decretar situação de emergência caso as condições não melhorem nas próximas horas. Em partes de Santa Catarina, moradores foram aconselhados a deixar suas casas temporariamente, depois que temporais provocaram alagamentos neste sábado.
Previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) dão conta de que o domingo será de chuvas fortes e ventania no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Fonte: VEJA

Nenhum comentário:

AVISO

Blog melhor visualizado em: 1024x768

ENCONTRE O QUE PROCURA NO BLOG!