Com 95% dos votos apurados, senador tinha 53% da preferência do eleitorado, contra 47% de Hillary
HAGATNA, Guam - Barack Obama derrotou a senadora Hillary Clinton na prévia democrata deste sábado, 3, em Guam. Com 95% dos votos apurados, o senador liderava as prévias democratas realizadas na Ilha de Guam, um diminuto território americano no Pacífico situado a quase 13 mil km de Washington. Obama alcançou 53% dos votos, contra 47% de Hillary.
No entanto, ainda serão contados os votos em Dededo, a maior área urbana da ilha, onde o resultado poderia ter uma reviravolta, caso Hillary conseguir superar a vantagem atual do senador, que era de 204 votos, segundo informações da imprensa local.
Este território, a 20 horas de vôo da capital americana e apenas três do Japão, apresentará apenas quatro delegados à Convenção do partido democrata, no final de agosto, em Denver - no Colorado.
No entanto, o acirramento da disputa fez com que nenhum dos candidatos desperdiçasse a oportunidade de ganhar adeptos nesta pequena ilha, e por isso foram organizadas diversas campanhas para atrair os eleitores.
Apesar disso, tanto Obama quanto Hillary estão concentrados durante esses dias nas duras primárias que acontecerão na próxima terça-feira em Indiana e na Carolina do Norte, e que podem provocar uma reviravolta na reta final deste longo processo de primárias.
Guam, conhecida por ser onde "começa o dia nos Estados Unidos", foi comprada pelo governo americano após a guerra com a Espanha em 1898. Um terço da ilha é habitada por descendentes de filipinos e comunidades do Pacífico, e outro terço pelos habitantes indígenas chamorros.
Fonte: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário