sábado, 3 de maio de 2008

TV digital: sinal se expande pela cidade



Mapas apontam que cobertura já é praticamente total em Guarulhos; usuário aponta problemas

Se você mora em Guarulhos e tem dúvidas quanto a adquirir uma TV de plasma ou LCD pode ficar tranqüilo: praticamente toda a cidade está na área de cobertura do sinal digital. É o que aponta o estudo da Rede Globo, divulgado pelo Fórum do Sistema Brasileiro TV Digital Terrestre, o SBTVD, entidade que congrega emissoras e fabricantes de TV.
O estudo é feito com metodologia internacional e mostra que dos oito pontos projetados na cidade de Guarulhos, cinco têm índices acima da média (recepção apenas com antena interna). E apenas três, na teoria, necessitam da antena externa para captar o sinal. Nessas áreas estão Cabuçu, Taboão, Bananal, Mato das Cobras, Bonsucesso e parte da área do Aeroporto Internacional de Cumbica. Porém, com a antena externa, o sinal fica perfeito.
A captação da TV digital é diferente da analógica, que pega com chuvisco ou fantasmas na tela. Na digital, ou ela funciona ou não.
O sistema do Brasil é o japonês, adotado no Brasil com alterações. Não há perda da qualidade na transmissão. A imagem e o áudio permanecem 100% com a qualidade do sinal original.
Em todos os casos, é preciso uma antena UHF, um conversor de TV digital (set-top box), e o aparelho de TV, LCD ou plasma. Os aparelhos atuais não estão totalmente prontos para a TV digital, daí é preciso o set-top box, mesmo que tenham conversor embutido, informa a assessoria do SBTVD.
Outro levantamento, dessa vez realizado pela fabricante Philips (http://www.simplificandotvdigital.com.br/), mostra dois pontos com sinal ótimo em Guarulhos (junção da Dutra com a Fernão Dias e no Gopoúva), dois regulares (área da vilas Nilo II, Galvão e Augusta) e um ausente (na avenida Aniello Patrici, Centro), onde é obrigatório o uso da antena UHF externa.
Apesar dos problemas, os técnicos esperam que a transmissão digital melhore e siga o caminho do celular que, no início, tinha problemas de cobertura.
Morador enfrenta problema na região de Cumbica
Apesar das associações e empresas de conversores afirmarem que Guarulhos está na área de captação do sinal da TV digital, na prática, guarulhenses reclamam da freqüência apresentada e também de alguns conversores.
NOVA ERA Marcelo Silva e seu computador com recepção digital; no detalhe (abaixo), o pequeno receptor
Marcelo Jerônimo da Silva, 24 anos, que mora na Cidade Soinco (Cumbica), é aficionado por tecnologia. Ele acompanha há 5 anos a escolha do sistema digital. Silva disse que capta o sinal digital só com a ajuda de um conversor e, ainda assim, não constantemente. “Onde eu moro, a recepção de TV comum, analógica, é péssima, o bairro todo tem antena parabólica. Eu consegui sinal digital com um sintonizador Semp Toshiba padrão 1SEG ISDB-T, que conecta em computadores”.
Segundo ele, dos canais sintonizados, a maioria estava com o sinal intermitente, com intervalos e congelamentos, e apenas o SBT com o sinal constante. O teste foi feito no computador, próximo a janela. “Esse aparelho vem com uma antena de 3 metros. Coloquei no telhado e consegui sintonizar”.
Marcelo testou outro conversor em outro local da cidade e obteve resultados piores, apesar da recepção estar boa.
Na internet, no site www.htforum.com, é possível ver vários pontos com a sintonia
da TV digital no estado.
***
“Hoje o sinal está no ar e as emissoras e os fabricantes estão fazendo o ajuste fino” LUIS OLIVALVES, coordenador do módulo de promoção do SBTVD.
Fonte: Olhão

Nenhum comentário:

AVISO

Blog melhor visualizado em: 1024x768

ENCONTRE O QUE PROCURA NO BLOG!